Manual e Guia do Palhaço de Rua

“MANUAL E GUIA DO PALHAÇO DE RUA” (2016), do mestre Chacovachi, trad. por Jeff Vasques

Chacovachi, o palhaço punk argentino, marcou a retomada das praças e ruas na américa latina como espaço para o trabalho artístico, em específico, a arte do palhaço de rua. A partir de sua experiência de 30 anos pelas praças do mundo

, Chaco desenvolveu uma reflexão orgância e pragmática acerca do ofício de ser palhaço, que é sempre metade artístico, metade “buscavidas”, ou seja, precisa assombrar, provocar e fazer rir gerando, ao mesmo tempo, a contribuição financeira do público que garanta a sobrevivência do artista. Em seu “Manual e guia do palhaço de rua”, publicado pela jovem editora Contramar, Chaco sintetiza sua filosofia e pedagogia da arte nas ruas.

Como palhaço, sempre me atraiu a atuação nas ruas, seja pelo fascínio de um espaço tão múltiplo e imprevisível, como pela liberdade de poder atuar em quase qualquer lugar. Conhecer Chaco, quebrando todos os lugares comuns dos palhacinhos vendedores de sanduíche a la Ronald Macdonalds, e sua reflexão sobre a arte na rua foi e vem sendo essencia para minha formação, pra vida que meu palhaço, Magrólhos, quer seguir. Pela importância desse material, traduzi esse importante e raro livro, útil a todos os artistas que pensam a rua como espaço de ação e intervenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *